Volkswagen Kombi 1.4 8v EA111
A Volkswagen Kombi com motor 1.4 8v EA111 foi uma das últimas versões da famosa “Kombi” produzida no Brasil. Esse modelo de veiculo comercial é equipado com um motor bicombustível (flex), podendo rodar tanto com etanol quanto com gasolina, oferecendo mais economia e praticidade para o uso diário.
Características principais:
- Motor: 1.4 litro, 8 válvulas, flex (bicombustível)
- Potência: Aproximadamente 78 cv com gasolina e 80 cv com etanol
- Torque: Em torno de 12,5 kgfm com etanol
- Transmissão: Manual de 4 ou 5 marchas, dependendo do modelo
- Consumo: Embora não muito econômico para os padrões modernos, oferece desempenho razoável para o uso urbano e viagens curtas.
Pontos de destaque:
Essa Kombi se destacou principalmente pelo seu espaço interno e versatilidade, sendo amplamente utilizada para transporte de carga leve e transporte de passageiros, especialmente em serviços como o transporte escolar. Ela manteve o visual clássico que marcou gerações, mas com melhorias na eficiência do motor e nas emissões para se adequar às normas brasileiras de emissões da época.
Especificação Técnica do Motor do Volkswagen Kombi 1.4 8v EA111
- Configuração: Motor de 4 cilindros em linha
- Cilindrada: 1.390 cm³
- Diâmetro dos cilindros: 76,5 mm
- Curso dos pistões: 75,6 mm
- Taxa de compressão: Aproximadamente 10,5:1
- Comando de válvulas: SOHC (Single Overhead Camshaft), com um único comando de válvulas no cabeçote
- Número de válvulas: 8 válvulas (2 por cilindro)
- Potência máxima:
- 78 cv a 4.800 rpm (gasolina)
- 80 cv a 4.800 rpm (etanol)
- Torque máximo:
- 12,4 kgfm a 3.500 rpm (gasolina)
- 12,5 kgfm a 3.500 rpm (etanol)
- Tipo de alimentação / Combustível: Injeção eletrônica multiponto (FlexFuel), permitindo o uso de etanol, gasolina ou uma mistura de ambos
- Refrigeração: Líquida, com radiador e bomba de água
- Material do bloco do motor: Ferro fundido, conhecido por sua durabilidade e resistência
- Material do cabeçote: Alumínio, para melhor dissipação de calor e menor peso
Especificação do Óleo Motor do Volkswagen Kombi 1.4 8v EA111
- Tipo de óleo: Óleo lubrificante sintético ou semissintético
- Viscosidade: SAE 5W-40 é a especificação mais comumente recomendada pela Volkswagen para o motor EA111. Em alguns casos, especialmente em regiões com climas mais quentes, pode-se usar 10W-40.
- Norma de qualidade: Deve atender ou superar a norma ACEA A3/B4 e API SN ou superior.
- Capacidade de óleo: Aproximadamente 3,5 litros com a troca do filtro de óleo (varia um pouco, então sempre consulte o manual do proprietário para uma medição precisa).
Recomendações Importantes:
- Troca de óleo: Recomenda-se a troca do óleo e do filtro a cada 10.000 km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro. Em condições severas de uso, como tráfego intenso ou muitas viagens curtas, as trocas podem ser antecipadas.
- Filtro de óleo: Sempre substitua o filtro de óleo ao fazer a troca para garantir que o novo óleo permaneça limpo por mais tempo.
- Óleos alternativos: Se a especificação 5W-40 não estiver disponível, pode-se usar óleo 10W-40, mas é importante que ele mantenha as normas de qualidade recomendadas pelo fabricante.
Especificação Técnica da Transmissão do Volkswagen Kombi 1.4 8v EA111
- Tipo: Manual
- Número de marchas: 4 velocidades
- Configuração da tração: Traseira (RWD – Rear-Wheel Drive)
- Embrenhagem: Monodisco a seco, acionada por cabo
- Tipo de sincronizadores: Todas as marchas possuem sincronizadores para engates mais suaves
- Relações de marcha:
- 1ª marcha: Aproximadamente 3.80:1
- 2ª marcha: Aproximadamente 2.06:1
- 3ª marcha: Aproximadamente 1.32:1
- 4ª marcha: Aproximadamente 0.89:1
- Ré: Aproximadamente 3.61:1
- Relação do diferencial: Em torno de 4.375:1
Dimensões e Capacidades
- Comprimento: 4.505 mm
- Largura: 1.720 mm
- Altura: 1.920 mm
- Distância entre eixos: 2.400 mm
- Peso: 1.340 kg (vazio)
- Capacidade do tanque de combustível: 45 litros
- Capacidade de carga útil: Cerca de 900 kg
Desempenho e Consumo
- Velocidade Máxima: Aproximadamente 130 km/h
- Consumo médio urbano: Aproximadamente 7,5 km/l (etanol) e 10 km/l (gasolina)
- Consumo médio na estrada: Cerca de 9 km/l (etanol) e 12 km/l (gasolina)
Suspensão e Freios
- Suspensão Dianteira: Independente, com barra estabilizadora
- Suspensão Traseira: Eixo rígido com molas helicoidais
- Freios:
- Dianteiros: Discos ventilados
- Traseiros: Tambor
Pneus e Rodas
- Pneus: 185 R14
- Rodas: Aço, aro 14
Essa versão foi uma das últimas da Kombi clássica, com algumas adaptações para atender às normas de emissão da época, mas mantendo o design e a simplicidade característicos do modelo ao longo dos anos.
Anos de Produção
- 2005: Lançamento da versão 1.4 Flex.
- 2006: Lançamento da versão com ar-condicionado e direção hidráulica.
- 2007: Atualização estética e de equipamentos.
- 2008: Novas versões e pacotes de equipamentos.
- 2009: Edição especial “Kombi Surf”.
- 2010: Lançamento da Kombi com motor 1.4 e novos itens de série.
- 2011: Edição especial “Kombi 60 anos” em comemoração ao aniversário da Kombi.
- 2012: Manutenção do modelo com pequenas alterações em acabamentos.
- 2013: Último ano de produção, com edição “Kombi Last Edition” como despedida do modelo.
Principais Versões
- Kombi 1.4 Standard: Versão básica com itens essenciais.
- Kombi 1.4 Comfortline: Inclui mais itens de conforto, como ar-condicionado e direção hidráulica.
- Kombi 1.4 Surf: Versão temática voltada para o público jovem, com detalhes estéticos diferenciados.
- Kombi 60 Anos: Edição comemorativa com elementos exclusivos para marcar o aniversário da Kombi.
- Kombi Last Edition: Versão de despedida com acabamentos e detalhes especiais, lançada em 2013.
Essas versões variavam em equipamentos e acabamentos, mas todas mantinham a essência da Kombi clássica, com foco em espaço e versatilidade. A produção da Kombi foi encerrada em 2013, marcando o fim de uma era para um dos veículos mais icônicos da Volkswagen.
Características Gerais do Trem de Força do Volkswagen Kombi 1.4 8v EA111
O trem de força da Volkswagen Kombi 1.4 8v EA111, especialmente das versões produzidas entre 2005 e 2013, foi projetado para ser robusto e eficiente para o uso urbano e cargas leves. A combinação entre o motor 1.4 e a tração traseira ajuda a melhorar a estabilidade quando carregada, mantendo a Kombi versátil e eficiente. Mesmo com a simplicidade do conjunto, ele se mostrou confiável para o transporte de carga leve e passageiros, características que fazem parte da identidade do modelo.
No geral, o trem de força da Kombi 1.4 8v é um conjunto que combina simplicidade com funcionalidade, o que contribuiu para sua popularidade tanto no transporte urbano quanto para frotas e pequenas empresas.
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