Radiador BMW X1 SDrive18i 2.0 N46B20 E84 2009-2014

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Radiador BMW X1 SDrive18i 2.0 N46B20 E84 2009-2014

Informação Técnica

O que é o Radiador BMW X1 SDrive18i 2.0 N46B20 E84 2009-2014?

O Radiador BMW X1 SDrive18i 2.0 N46B20 E84 2009-2014 é um componente essencial para o sistema de arrefecimento do motor, desempenhando um papel crucial no controle da temperatura. Sua principal função é dissipar o calor gerado pelo motor, mantendo a temperatura em níveis seguros para o correto funcionamento dos componentes internos.

No Brasil, a temperatura considerada adequada para o bom funcionamento dos motores automotivos é de 90ºC (Graus Celcius), tendo em vista o clima tropical.  Por isso, o radiador atua diretamente no sistema de arrefecimento, contribuindo para manter esse nível de temperatura, que além de adequado, é também seguro para que o motor trabalhe sem sofrer danos.

A estrutura básica de um radiador consiste em uma série de tubos e aletas, geralmente feitos de alumínio ou cobre, dispostos de maneira a permitir a passagem do líquido de arrefecimento e facilitar a troca de calor com o ar ambiente. Aqui está um resumo do processo:

  1. Circulação do Líquido de Arrefecimento: O líquido de arrefecimento (uma mistura de água e anticongelante) circula pelo motor, absorvendo o calor gerado pela combustão.

  2. Entrada no Radiador: O líquido de arrefecimento quente entra no radiador pela parte superior.

  3. Trocador de Calor: Os tubos no radiador permitem que o líquido de arrefecimento passe por eles. Nesse processo, o calor é transferido das paredes dos tubos para as aletas.

  4. Dissipação de Calor para o Ar: O ar que passa através das aletas do radiador (geralmente impulsionado pelo movimento do veículo ou por uma ventoinha) remove o calor do líquido de arrefecimento. Isso faz com que o líquido esfrie à medida que perde calor para o ambiente.

  5. Saída do Radiador: O líquido de arrefecimento agora resfriado sai do radiador pela parte inferior e retorna ao motor para repetir o ciclo.

É importante manter o sistema de arrefecimento em boas condições para garantir que o radiador e os outros componentes funcionem eficientemente. Isso inclui verificar o nível e a condição do líquido de arrefecimento, garantir que a ventoinha do radiador esteja operando corretamente e realizar a manutenção regular, como a substituição de mangueiras e o flush do sistema de arrefecimento, conforme recomendado pelo fabricante do veículo. Isso ajuda a prevenir o superaquecimento do motor e a proteger contra danos significativos.

Como Trabalha o Radiador BMW X1 SDrive18i 2.0 N46B20 E84 2009-2014?

O principal trabalho do Radiador BMW X1 SDrive18i 2.0 N46B20 E84 2009-2014 é dissipar o calor gerado pelo motor durante sua operação, evitando o superaquecimento. Aqui está uma explicação passo a passo de como isso funciona:

1. Circulação do Líquido de Arrefecimento ou Refrigerante:

  • O motor produz uma grande quantidade de calor durante a combustão. Para controlar a temperatura desse calor, uma mistura de água desmineralizada e anticongelante, conhecida como líquido de arrefecimento, ou vulgarmente, como água do radiador, circula pelo motor e absorve o calor gerado pelo processo de combustão interna que ocorre dentro dos cilindros do bloco.

2. Fluxo do Líquido de Arrefecimento ou Refrigerante para o Radiador:

  • Conforme o líquido de arrefecimento quente flui através do motor, ele absorve o calor irradiado pelos componentes do motor durante seu funcionamento.

3. Termostato:

  • Um termostato é instalado no sistema de circulação do líquido de arrefecimento. Ele regula o fluxo deste líquido refrigerante para o radiador com base na temperatura do motor. Quando o motor está frio, o termostato permanece fechado, permitindo que o líquido circule dentro do motor para atingir rapidamente a temperatura operacional ideal. Uma vez que o motor atinge a temperatura desejada, o termostato se abre, permitindo que o refrigerante flua para o radiador.

4. Ventoinha de Refrigeração:

  • Alguns veículos são equipados com uma ventoinha de refrigeração elétrica montada atrás do radiador. Essa ventoinha ajuda a melhorar o fluxo de ar quando o veículo está parado ou se movendo em baixas velocidades. Ela é acionada pela Unidade de Controle Eletrônico (UCE) do motor. O acionamento ocorre após o sensor que monitora a temperatura do líquido refrigerante acusar um determinado valor para a UCE.

5. Redução da Temperatura do Líquido Refrigerante:

  • À medida que o ar passa pelo radiador e absorve o calor do líquido refrigerante, ele reduz a temperatura deste líquido. O refrigerante resfriado então sai do radiador através de uma saída para o sistema de circulação.

6. Retorno do Refrigerante para o Motor:

  • O líquido de arrefecimento resfriado é então recirculado de volta para o motor para absorver mais calor. Este ciclo continua enquanto o motor estiver em funcionamento.

Ao circular continuamente o refrigerante através do motor e do radiador, o sistema de arrefecimento ajuda a manter o motor na temperatura operacional ideal, evitando o superaquecimento e garantindo uma combustão eficiente. A manutenção regular, incluindo a verificação dos níveis de refrigerante e a condição do radiador, é essencial para manter o sistema de arrefecimento funcionando corretamente.

Para ilustrar todo esse processo, separamos logo abaixo um vídeo explicativo. Esta ilustração foi criada por um dos grandes canais automotivos do Youtube.

Como Posso Identificar Falhas no Radiador BMW X1 SDrive18i 2.0 N46B20 E84 2009-2014?

Identificar falhas no radiador do motor do seu carro é importante para garantir o bom funcionamento do sistema de arrefecimento e prevenir danos ao motor. Aqui estão algumas etapas que você pode seguir para identificar possíveis problemas no radiador:

Verifique o nível do líquido de arrefecimento:

  • Com o motor frio, abra o capô e localize o reservatório de líquido de arrefecimento.
  • Verifique se o nível do líquido está entre as marcas de mínimo e máximo indicadas no reservatório. Adicione líquido, se necessário, utilizando o tipo recomendado pelo fabricante do veículo.

Examine vazamentos:

Procure por manchas ou poças de líquido de arrefecimento no chão, especialmente sob o motor e o radiador. Vazamentos podem indicar um problema no radiador ou em suas mangueiras.

Inspeção visual do radiador:

Verifique o radiador visualmente em busca de danos, como vazamentos, corrosão, ou acúmulo de sujeira. Certifique-se de que as aletas do radiador não estejam entupidas com sujeira ou detritos, o que pode prejudicar a eficiência do resfriamento.

Teste de pressão:

Um teste de pressão pode ajudar a identificar vazamentos no sistema de arrefecimento. Isso é geralmente feito por profissionais em oficinas, mas alguns kits de teste de pressão podem ser adquiridos para uso doméstico.

Verifique a temperatura do motor:

Se o motor estiver superaquecendo regularmente, pode ser um sinal de problemas no sistema de arrefecimento. O radiador pode não estar dissipando o calor adequadamente.

Observe o funcionamento do ventilador:

Certifique-se de que o ventilador do radiador está funcionando corretamente. Se o motor estiver superaquecendo em velocidades baixas, mas resfriando em velocidades mais altas, o ventilador pode estar com problemas.

Verifique as mangueiras:

Inspecione as mangueiras que conectam o radiador ao motor e ao reservatório de líquido de arrefecimento. Certifique-se de que não estejam danificadas, ressecadas ou vazando.

Sinais de que o radiador está falhando ou danificado:

Fatores diversos que podem fazer o radiador falhar:

Tabela de Aplicação para o BMW X1 SDrive18i

Câmbio

Ano

Cilindrada (CC)

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